9.2.13

Unir e dividir arquivos PDF Online

Transformar vários pdfs em um

Bom hoje vou falar um pouco sobre tecnologia, na verdade sobre aplicativos para lidar com pdfs. Foi útil para mim, então achei interessante postar aqui, pois quem sabe pode ser útil para outros também.
Um dia desses eu precisei unir/combinar (merge) vários arquivos pdf oriundos de várias digitalizações, mas eu não estava muito a fim de baixar nenhum programa. Então procurei por alguma ferramenta online.
Encontrei dois sites: PDFJoin e o Foxyutils, e achei que seria legar falar um pouquinho deles aqui.
  • Unir PFDs:
Ambos se mostraram eficientes ao unir os pdfs, mas possuem algumas diferenças entre si:
PDFJoin: Capacidade de múltiplos uploads, porém com o tamanho máximo de 15 Mb. É só escolher os arquivos e clicar em 'Join!'.
Foxyutils: capacidade para 30 Mb de uploads múltiplos, e caso você se registre sobe para 50 Mb. Também é só escolher os arquivos e clicar em 'Merge PDF'.

Eu achei a velocidade de upload minha internet não é lá essas coisas e a interface melhores no segundo que no primeiro, além de ser mais explícito no que se refere a porcentagem do que já foi transferido; mas o resultado final foi muito satisfatório em ambos. Um lado negativo é que os sites estão em inglês, mas nada que torne o uso impossível.
  • Dividir PDFs:
Outro detalhe é que ambas as empresas possuem outros recursos como dividir um pdf (split) no tamanho adequado para enviar como anexo por email, por exemplo; desbloquear (unlock) e  proteger (protect). No site do PDFJoin os links para esses recursos estão encima e no Foxyutils para encontrá-los basta clicar em Apps (logo acima também).
No caso o procedimento para dividir é bem parecido, mas após selecionar (browse) o pdf você terá que indicar o intervalo de páginas que desejar separar do arquivo original. Ex: Page 1 to 5. Então é só clicar em 'Split'. No PDFSplit! (Mesma empresa do PDFJoin) existe a opção de extrair todas as páginas como arquivos separados (Extract all pages into separate files), caso se queira cada página como um arquivo único. E também têm-se a possibilidade de escolher vários intervalos de páginas. No Split do Foxyutils é possível somente um intervalo por vez. Apesar desse detalhe o segundo dividiu ao meio um arquivo de 646 páginas (3,59 MB) que o primeiro não suportou. Talvez isso se deve ao grande intervalo de páginas (1-341 de 646 pgs), não sei ao certo. O PDFJoin só dividiu um arquivo de 15 pgs (12,5 MB) no intervalo de 1-3 e de 4-5.

O resultado da divisão no Foxyutils foi bem mais satisfatória que o PDFJoin, para arquivos com muitas páginas, apesar disso o PDFJoin se destaca pela função de dividir vários intervalos. Preferi o Foxyutils, mas não tenha a minha palavra como conclusão final, pois pode ser que sendo sua internet mais veloz que a minha, seus arquivos com menos páginas, entre outros; você tenha uma opinião diferente dependendo dos seus objetivos.

Caso você prefira um programa para utilizar offline conheço o PDFsam que possui versões para Windows, Linux e Mac, mas isso já assunto para outro post. quem sabe?

Edit 1: Eu acabei fazendo o "outro post" sobre o PDFsam, para acessá-lo clique aqui.

Edit 2 09/09/2014: Descobri o http://smallpdf.com/ que também é sensacional!! Só arrastar os arquivos na ordem desejada e juntar os PDF's. Muito simples e intuitivo. O visual da página também é simples e bonito. Ele tem as seguintes opções: Comprimir PDF, JPG para PDF, PDF para JPG, Juntar PDF, Dividir PDF, Word para PDF e Excel para PDF.
#Godblessyou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, leio todos, mas talvez possa não responder, mas saiba que ele é muito importante para mim! Seja educado e não se esqueça das regrinhas...
Os comentários são moderados. Grata.

Home
© Até o Paraíso - 2013. Todos os direitos reservados. Modelo Travel. Modificado por: Fernanda Rocha. Tecnologia do Blogger.